Ao longo dos séculos muitos poetas, romancistas, filósofos, teólogos e afins tentaram conceituar o amor, muitos escritores teceram diversas teses sobre o assunto e lindos tratados surgiram ao longo da história, mas em pleno século XXI parece que a humanidade continua a se questionar: mas o que é o amor?
Talvez vocĂȘ tenha sua prĂłpria definição do que seja o amor e eu gostaria sinceramente de conhecer sua visĂŁo e perspectiva do que venha a ser o amor, talvez um momento Ășnico, uma situação maravilhosa, quem sabe um acontecimento inesquecĂvel que vocĂȘ passou ou algo avassalador que tomou conta do seu ser e preencheu seu coração atĂ© transbordar.
No sĂ©culo XVI, LuĂs Vaz de CamĂ”es escreveu um lindo poema sobre o amor, caracterizando-o como: fogo, como uma ferida, um contentamento, uma dor, um querer, uma solidĂŁo, uma prisĂŁo, atĂ© que finalmente ele começa e termina o seu poema dizendo que Amor Ă© nada mais do que o prĂłprio Amor, ou seja, Amor = Amor.
Paulo de Tarso em sua primeira carta aos CorĂntios, no capĂtulo 13, elenca algumas caracterĂsticas impressionantes sobre o que vem a ser o amor, tais como: o amor Ă© paciente, bondoso, nĂŁo inveja, nĂŁo se vangloria, nĂŁo se orgulha, nĂŁo maltrata, nĂŁo procura seus interesses, nĂŁo se ira facilmente, nĂŁo guarda rancor, nĂŁo se alegra com a injustiça, se alegre com a verdade, tudo sofre, tudo crĂȘ, tudo espera, tudo suporta, nunca perece, sendo o amor maior que a fĂ© e a prĂłpria esperança.
Se tem um tema que muito me agrada em falar é sobre o amor, muitos de nós jå ouvimos falar que o amor não é um simples sentimento, mas sim uma escolha, em que nós escolhemos, decidimos por nós mesmos amar aos outros, sendo essa uma escolha diåria e constante, mesmo que soframos, mesmo que sejamos xingados, sejamos caluniados, mesmo que ouçamos palavras duras, ainda assim amar é uma escolha, um plantio, algo a ser cultivado, regado e trabalhado todos os dias.
E eu vou um pouco além disso, ainda digo que o amor é mais do que uma simples escolha, mais do que um simples sentimento, o Amor em si é uma pessoa, o Amor tem nome, sabor, cheiro, perfume, fragrùncia, beleza em si mesmo, o Amor é alguém, o Amor tem nome de pessoa, o Amor chama-se Jesus Cristo.
Um dia o Amor se fez carne, o Amor andou, caminhou e habitou entre nĂłs, um dia o Amor desceu a terra e o Amor tanto nos amou que entregou-se a Si mesmo como maior prova de amor por nĂłs. “O Amor se entregou por amor a nĂłs”. Jesus Cristo entregou-se a Si mesmo, Ele preferiu morrer a nossa morte para que nĂłs pudĂ©ssemos nos achegar ao Pai.
Muitas outras coisas eu poderia tecer sobre o Amor, falar sobre a pessoa de Jesus Cristo, muito mais eu gostaria de refletir sobre isso, mas creio que nem todas as palavras do mundo seriam capazes de expressar o quĂŁo maravilhoso Ă© o sabor de um chocolate, ainda que lĂȘssemos todas as receitas, tutoriais, vĂssemos todos os vĂdeos no Youtube de como fazer e de como seria o seu gosto, se nĂłs nĂŁo provĂĄssemos o sabor do chocolate, jamais entenderĂamos como Ă© o seu sabor, fragrĂąncia e sensaçÔes, assim meu maior desejo no dia de hoje Ă© que vocĂȘ tambĂ©m possa provar e ver o quanto Jesus Cristo, o Amor em pessoa, Ă© bom (Salmo 34:8).
Texto maravilhoso meu amigo Miss. Moisés Schifino.
ResponderExcluirAmém, Deus te abençoe grandemente!
Excluir