Os tímidos não herdarão o Reino nos Céus?

 







É

 pertinente termos a compreensão bíblica do que significa essa temática que “os tímidos não herdarão o Reino dos céus”.

O primeiro ponto é o esclarecimento da palavra tímido?

Segundo o dicionário online da Língua Portuguesa, ser tímido é?

Acanhado; que se sente envergonhado diante das pessoas: comportamento tímido; sujeito tímido. Inseguro; que expressa medo, insegurança: segurança tímido.

[Figurado] Débil; que expressa fraqueza, fragilidade: tímida luz da vela.

Outro ponto relevante é que nas escrituras, existem versões bíblicas que após compararmos ambas versões, fica claro o porquê, a menção tímida é referenciada.

O que me chamou a atenção no dicionário é a palavra destacada (tímida luz da vela), é o mesmo que dizer uma chama fraca. Ao acendermos uma vela, existe uma fonte de luz que consiste no pavio inserido em um combustível sólido, tipicamente parafina. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente.

Antes de esclarecer essa explicação de vela com tímido, vamos para as versões de referências bíblicas.

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. ”

(Apocalipse 21:8 – ACF).

“Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte. ”

(Apocalipse 21:8 NTLH).

Os tímidos na versão ACF e covardesna NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Covardes? Como assim? Desde quando tímidos e covardes possuem o mesmo significado?

Por que essa comparação? Agora bugou de perguntas não é mesmo?

O significado de covarde é uma pessoa medrosa; quem demonstra covardia diante de alguém ou de uma situação específica com a qual foi confrontada.

O adjetivo de covarde é ausência de bravura; que demonstra fraqueza, falta de coragem.

Embora as versões bíblicas são distintas, existe uma grande sabedoria e comparar uma pessoa tímida com uma covarde e sabe porquê?

A timidez está ligada no comportamento de uma pessoa, é um estado que uma pessoa se encontra e demonstra para determinada situações. É absolutamente comum uma pessoa sentir-se acanhada, desde que isso não expresse medo e insegurança.

O medo é uma condição que te paralisa e te faz sentir acuado e isso gera um estado de introspecção e covardia.

A passagem bíblica não fala só de tímidos ou covardes, ela menciona os imorais, os traidores, os abomináveis, os praticantes de feitiçaria, os idólatras e os mentirosos. E nenhuma dessas pessoas herdarão os céus, todas sem exceção serão condenadas ao lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte.

A pergunta chave não é que um “tímido não herdará o reino dos céus”? E sim o que posso fazer para mudar isso, e ser um instrumento forjado mesmo sendo tímido?

Jesus nos chamou para sermos com ele, com ousadia que não vem do homem, mas de Deus.

A ousadia secular é ser “estrelinha”, o mais notado, o mais popular, o que faz mais feitos e por aí vai. Mas Jesus nos chamou apenas para seguirmos ele, sermos submissos a sua vontade e sermos instrumentos, para que ele opere através das nossas vidas. Mesmo sendo tímidos, a autoridade emana dele.

Voltando na vela, em Jesus produzimos uma chama espiritual como de uma vela, um fogo sobrenatural, que ilumina o ambiente que estivermos e as pessoas ao nosso redor verão essa luz que só Jesus pode nos proporcionar. Se confiarmos em Jesus, podemos ser usados de tantas formas que nem imaginamos.

A diferença de tímido para covarde?

O tímido pode dizer sim para Jesus e ele cuida do resto, só basta você ser corajoso e dizer sim!

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Agora o covarde, vai fugir e deixar o medo dominar e determinar quem você é. E Jesus não poderá habitar onde o medo e a covardia reina.

Que sua decisão seja ser corajoso, não com suas forças e medos, mas dizendo sim para Jesus até o fim dos teus dias, aqui nessa Terra e para toda a Eternidade.



@_jess_costa



Compartilhe esse texto, ame as pessoas. Deus te abençoe!

Se inscreva também em nosso canal no YouTube, clique aqui.

Comentários