Que Ele cresça!

É necessário que Ele cresça! E eu diminua ...Que Ele cresça!  (João 3:30)

Quantas vezes já ouvimos ou até mesmo falamos essa frase tirada da Bíblia: "Que Ele cresça e eu diminua"?

Mas será mesmo que temos a noção do que significa essa palavra? Vemos no Evangelho de Lucas 1:76 o cântico de Zacarias, que era pai de João Batista, o grande precursor de Jesus Cristo: " E você menino será chamado profeta do Altíssimo, porque precederá o Senhor, preparando-lhe o caminho! 


E de fato vemos João Batista em seu ministério apontando para Jesus, tudo o que ele fazia ou falava apontava para Jesus, não eram apenas palavras, era vivência, era na prática, João Batista sabia quem ele era e qual era o seu propósito, por isso ficou firme diante das circunstâncias contrárias, cumprindo assim seu chamado, direcionando as pessoas para a Verdade; um homem diferente e  ousado; as pessoas iam até o deserto para ouvi-lo, imagine naquele tempo sem telefones, celulares, internet e todas as formas de mídias que temos hoje, provavelmente era o famoso "boca a boca" que levava pessoas a irem ao seu encontro e para ouvi-lo, a unção derramada sobre ele que o capacitara, e sua devoção e obediência faziam com que a cada novo dia se cumprisse esse grande propósito de vida, João Batista o Profeta que pregava o arrependimento! 


Ele não estava em palácios, ou nos grandes templos, Ele não saia gritando e divulgando seu ministério; João Batista apenas cumpria com seu chamado por meio da fé nos ensinamentos que lhe foram passados, sua mãe e seu pai o criaram conforme foram instruídos pelo Senhor! 


Sem dúvidas uma grande honra ser o predecessor de Jesus! 


João Batista anunciava a vinda de Jesus o Cristo, por isso lhe preparava o caminho pregando sobre arrependimento (Lucas 3:7) incrível, Ele não estava preocupado em agradar as pessoas, não havia bajulação ou simplesmente conveniência para que assim o seu nome fosse conhecido, Não! João Batista era mensageiro do Deus Eterno, ele era a voz do que clama no deserto, ele não estava preocupado em aparecer, em se fazer aceito, ou fazer com que as pessoas vissem o quanto ele era usado, João Batista cumpria com zelo e humildade o seu propósito! 

Anunciar a Jesus e O Seu Reino.


Agora vamos trazer para a atualidade: acredito que enquanto você lia esse texto você talvez tenha se imaginado sendo o profeta João Batista, todos querem de alguma forma ser importante ou fazer sucesso no que fazem, isso é da natureza humana; porém estamos falando aqui da história de um homem natural, com um chamado espiritual; um chamado maior que a sua própria vida, as multidões iam vê-lo pregar e eram batizadas por ele, imaginem só... Quantos hoje desejam viver isso em seus ministérios? Muitos é claro, mas vejamos bem, tudo isso não era para a glória de João, mas sim para a glória de Deus, João não trazia glória para si, ele apontava o Caminho, que Caminho?  Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida! 


"É necessário que Ele cresça e que eu diminua..."!?


João estava falando sobre o foco de todos se voltarem para Jesus, ele estava falando sobre o seu nome ser menos mencionado do que o de Jesus, e quando fosse mencionado seria por anunciar a Jesus Cristo (Salvador), O filho de Deus.


Você realmente está disposto a diminuir? Está disposto a ser a voz do que Clama no deserto dessa vida? 


Precisamos orar e jejuar pedindo ao Espírito Santo que nos ajude a cumprir com o nosso chamado, de forma que o nome de Jesus seja engrandecido e conhecido! 


Que Ele nos ajude a fazer tudo para a glória de Deus, sem disputas, como filhos amados que entendem que o Reino de Deus não é comida e nem bebida... E que somos parte da família de Deus.


Em Lucas 3:11, João Batista ensinava como deveriam viver as pessoas que buscavam conhecer a cultura do Reino de Deus.

 No versículo 11, falava para todos em geral: quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem, e quem tiver comida faça o mesmo. Nos versículos 12 e 13 falava para os publicanos: não cobrem mais do que o estipulado. E no versículo 14 falava para os soldados: não sejam prepotentes, não façam denúncias falsas e contentem-se com o salário que vocês recebem. 


O que o Espírito Santo tem falado para você hoje? E o que Ele tem dito para que você também fale aos outros, sendo você também essa voz do que clama no deserto preparando o caminho para a volta de Jesus? Pois importa que Ele cresça e que nós diminuamos dia após dia...


Compartilhe esse texto, ame as pessoas. Deus te abençoe!

Se inscreva também em nosso canal no YouTube, clique aqui.

Comentários

Postar um comentário