𝐐𝐮𝐚𝐥 𝐚 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧ç𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐛𝐨𝐦 𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐛𝐞𝐬𝐭𝐚?

Se assim como eu, você também teve a sorte de crescer na roça, na zona rural ou na companhia de pessoas mais velhas, muito provavelmente você já deve ter escutado a frase “uma coisa é ser bom, outra coisa é ser besta”.

Sim, existe uma linha muito tênue entre ser uma pessoa boa e ser feito de besta por outras pessoas. Muitas vezes no desejo de ajudar outras pessoas, de se dedicar a elas, de se esforçar ou se sacrificar para algo, acaba percebendo no meio do caminho que elas acabaram fazendo você de besta, sim, isso pode machucar um pouco, mas tudo vai depender de como você vai reagir a tudo isso.

Se assim como eu, você também teve a sorte de crescer na roça, na zona rural ou na companhia de pessoas mais velhas, muito provavelmente você já deve ter escutado a frase “uma coisa é ser bom, outra coisa é ser besta”.

Existe uma frase que eu gosto muito e me faz refletir bastante que diz assim: “Não importa o que a vida fez com você, importa o que você faz com o que a vida fez com você”. E também uma teoria que gosto muito, em que fala sobre a “teoria 90/10”, em que diz que não podemos controlar 10% das coisas que acontecem em nossas vidas, mas as outras 90% das coisas são reflexos de nossas reações. Ou seja, as vezes um problema no trânsito, um acidente que aconteceu, uma pessoa grossa no supermercado ou alguém que nos tratou mal na padaria não seria possível controlarmos o que elas fizeram, mas como iremos reagir a tudo isso depende exclusivamente de nós e podemos ou não ter controle sobre tudo isso.

Alguém pode te ferir, magoar, até causar dores físicas em você, te colocar em uma prisão física, fazer você perder a sua liberdade, mas apenas você pode permitir que aprisionem também a sua mente, somente você pode permitir que as pessoas paralisem a sua imaginação e a sua capacidade de se reinventar e aperfeiçoar. Por muitas décadas tiraram a liberdade física de Nelson Mandela, por muitos anos ele ficou em uma solitária, mas nunca conseguiram aprisionar os seus sentimentos, ele aproveitou todo aquele tempo para se aperfeiçoar e anos depois se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. A alegria, a satisfação e a determinação de viver não foram aprisionadas juntamente com ele.

Se eu tiver que te dar apenas um conselho hoje, te diria a permanecer sendo uma pessoa boa, a dar o melhor de si em tudo o que faz, a não se importar se irão falar bem ou mal de você, se irão elogiar ou maldizer, se vão dizer que você é uma pessoa maravilhosa ou não... Apenas e tão somente seja o melhor de si mesma todos os dias... Se reinvente, se aperfeiçoe, use o que você tem e o que está ao seu alcance para ser e se tornar cada vez melhor. E lembre-se: nunca é tarde para recomeçar.

Sim, você pode perder 10, 15, 20kg ou mais... Sim, você pode fazer aquela faculdade dos seus sonhos... Sim, você pode ter a profissão que sempre quis... Você pode ter uma família feliz... Você pode tudo que sempre sonhou, tudo vai depender de você mesmo e da sua garra de tornar real os seus sonhos... Não espere amanhã para ser uma pessoa melhor, ao terminar de ler esse texto faça uma oração e peça a ajuda de Deus em todos os seus planos, eu também estarei orando por você! (Salmo 37:4-5)

Uma vez li uma história de uma pessoa que estava em uma cafeteria e de repente esbarraram nela e ela derrubou todo café no chão que estava em sua xícara... Uma pessoa poderia perguntar: por que ela derrubou todo o café? Talvez você responda: porque esbarraram nela... Mas na verdade ela derrubou todo aquele café porque tinha café dentro de sua xícara, se tivesse chá, ela teria derrubado chá... Quando esbarrarem em você, quando empurrarem você, o que irá sair é aquilo que tem dentro de você, se for amor, alegria, paz, é isso que irá transbordar... O que você tem carregado dentro de si?

Quero te encorajar a permanecer sendo uma boa pessoa (Tg. 4:17), a perdoar sempre, a amar indistintamente, a desejar sempre o melhor para todos, a se alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram (Rm. 12:15), a sentir a dor e a alegria do outro, a entender que você pode fazer o que quiser e ser quem você quiser ser, tudo depende da sua determinação e de conhecer os planos de Deus para a sua vida. Todos os seus dias já foram escritos antes mesmo de você nascer, será que você tem vivido as coisas que estão escritas nesse livro ou você tem vivido como quer e editado as histórias ao seu respeito? Você pode ter uma vida maravilhosa e esplêndida vivendo como você desejar, mas pode fazer ainda melhor ao descobrir o que foi escrito para o dia de hoje ao seu respeito e viver cada um desses dias como foram sonhados por Deus especialmente para você. (Salmo 139:16)

Não seja besta, ainda que tentem te fazer assim, não seja. Talvez aos olhos dos outros isso possa acontecer, mas seja sempre bom; e aos olhos de Deus (Quem realmente interessa) você sempre será um filho(a) amado(a) dEle! (João 1:12).

Com amor, @MoisesSchifino

Compartilhe esse texto, ame as pessoas. Deus te abençoe!

Se inscreva também em nosso canal no YouTube, clique aqui.

Comentários

  1. Moisés que palavras lindas e maravilhosas amei obrigada meu querido amigo Moisés que coisa mais lindas palavras sábias que Deus abençoe você hoje e sempre viu Moisés você é um uma pessoa extraordinária e linda por dentro e por fora Mil beijos para você meu querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amém, fico feliz em saber, Deus abençoe grandemente sua vida!

      Excluir
  2. Esse tema veio na hora certa❣

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante tudo que li , e de certa forma me identifiquei.
    Obrigado por compartilhar essa riqueza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção, eu que fico feliz por colaborar com sua vida, Deus abençoe grandemente!

      Excluir

Postar um comentário