𝐏𝐄𝐍𝐒𝐄 𝐌𝐄𝐍𝐎𝐒 𝐄𝐌 𝐕𝐎𝐂Ê 𝐄 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐍𝐎𝐒 𝐎𝐔𝐓𝐑𝐎𝐒!

 Sei que essa frase pode soar meio estranha para vocĂȘ, ainda mais nesse tempo em que a mĂ­dia, as redes e tudo ao nosso redor diz que devemos pensar mais em nĂłs, que precisamos nos preocupar e amar mais a nĂłs mesmos e que a pessoa mais importante e merecedora de tudo Ă© o prĂłprio “eu”.

Com muito carinho e todo o cuidado quero te fazer refletir que vocĂȘ precisa hoje mesmo começar a pensar menos em vocĂȘ mesmo e passar a pensar e se preocupar mais com os outros. Sim, isso Ă© urgente, necessĂĄrio e libertador.Com muito carinho e todo o cuidado quero te fazer refletir que vocĂȘ precisa hoje mesmo começar a pensar menos em vocĂȘ mesmo e passar a pensar e se preocupar mais com os outros. Sim, isso Ă© urgente, necessĂĄrio e libertador.


Quando vocĂȘ perceber que pensar no outro, ajudar o outro, ser Ăștil para outras pessoas, ser alguĂ©m caridoso, alguĂ©m que abençoa pessoas, que ajuda ONG’s, que leva alimentos aos necessitados, que dĂĄ uma palavra de conforto a alguĂ©m sem esperanças, que envia palavras de alegria e vitĂłria mesmo estando todo quebrado por dentro, perceberĂĄ que estĂĄ no caminho certo.


Um grande FilĂłsofo chamado Rousseau diz: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Em contraposto a esse pensamento um outro filĂłsofo chamado Hobbes nos diz que o homem nasce mau, ao falar: “O homem Ă© o lobo do homem”. O salmista e Rei Davi jĂĄ diz o seguinte sobre si mesmo no Salmo 51:5: “De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido”.


Cada um desses homens possuem um pensamento sobre a natureza humana, mas todos eles concordam que o homem pode ser mal, egoísta e amante de si mesmo se não fizer algo para mudar essa situação. O grande problema estå justamente no coração do homem, na forma como ele pensa, age e atua na sociedade, como ele interage com as outras pessoas e o quanto estå disposto a renunciar a si mesmo para amar e ajudar o próximo.

Cada um desses homens possuem um pensamento sobre a natureza humana, mas todos eles concordam que o homem pode ser mal, egoĂ­sta e amante de si mesmo se nĂŁo fizer algo para mudar essa situação. O grande problema estĂĄ justamente no coração do homem, na forma como ele pensa, age e atua na sociedade, como ele interage com as outras pessoas e o quanto estĂĄ disposto a renunciar a si mesmo para amar e ajudar o prĂłximo.


que jĂĄ existiu, faz uma anĂĄlise de sua prĂłpria vida no capĂ­tulo 2 do Livro de Eclesiastes, ele passa os 10 primeiros versĂ­culos desse capĂ­tulo falando apenas sobre si mesmo e sobre as grandes coisas que fez, ele refere-se a si mesmo mais de 20 vezes e fala somente das coisas e benefĂ­cios que toda a sua sabedoria lhe trouxe, para por fim no versĂ­culo 11 dizer que tudo aquilo foi inĂștil, foi como correr atrĂĄs do vento...


O Rei SalomĂŁo, um dos homens mais sĂĄbios que jĂĄ existiu, faz uma anĂĄlise de sua prĂłpria vida no capĂ­tulo 2 do Livro de Eclesiastes, ele passa os 10 primeiros versĂ­culos desse capĂ­tulo falando apenas sobre si mesmo e sobre as grandes coisas que fez, ele refere-se a si mesmo mais de 20 vezes e fala somente das coisas e benefĂ­cios que toda a sua sabedoria lhe trouxe, para por fim no versĂ­culo 11 dizer que tudo aquilo foi inĂștil, foi como correr atrĂĄs do vento...


Sabe o que aprendemos com tudo isso? Mesmo o Rei SalomĂŁo sendo tĂŁo sĂĄbio, ele nĂŁo conseguiu perceber que teria mais alegria e exultação em seu espĂ­rito se tivesse feito e construĂ­do as coisas nĂŁo apenas para si mesmo e ao seu bel-prazer, mas se tivesse feito para todos, para o coletivo, pensando nos outros, em verdadeiramente deixar um legado, uma verdadeira herança de amor, hombridade, fidelidade e obediĂȘncia, servindo fielmente a Deus em todos os seus caminhos.


SĂ©culos depois um grande conhecedor e estudioso das leis, Saulo de Tarso, ao escrever uma carta ao seu pupilo TimĂłteo, profetizou os seguintes dizeres: “Sabe, porĂ©m, isto: que nos Ășltimos dias sobrevirĂŁo tempos trabalhosos. Porque haverĂĄ homens amantes de si mesmos”. (2 Tm 3:1-2). 


O que vocĂȘ pensa sobre isso? SerĂĄ que esse tempo jĂĄ chegou? SerĂĄ que jĂĄ vivemos em uma sociedade em que as pessoas sĂŁo amantes de si mesmas? SerĂĄ que nĂłs mesmos em algum momento nĂŁo temos sido justamente pessoas assim? O quanto temos nos preocupado com os outros? O quanto temos ligado para elas, mandado uma mensagem de carinho, perguntado como elas estĂŁo? Dado uma palavra de Ăąnimo e motivação?

O que vocĂȘ pensa sobre isso? SerĂĄ que esse tempo jĂĄ chegou? SerĂĄ que jĂĄ vivemos em uma sociedade em que as pessoas sĂŁo amantes de si mesmas? SerĂĄ que nĂłs mesmos em algum momento nĂŁo temos sido justamente pessoas assim? O quanto temos nos preocupado com os outros? O quanto temos ligado para elas, mandado uma mensagem de carinho, perguntado como elas estĂŁo? Dado uma palavra de Ăąnimo e motivação? 


Talvez vocĂȘ me perguntaria: - Mas MoisĂ©s, estou passando e enfrentando muitos problemas, muitas agonias, muitas afliçÔes... Talvez vocĂȘ durma a noite chorando, preocupado com as coisas do dia de amanhĂŁ ou se lembrando de coisas do passado que ainda te fazem sofrer, mas quero deixar um desafio para vocĂȘ: deixe um pouco de lado a sua prĂłpria dor, dĂȘ descanso para os seus sofrimentos, comece a ajudar e a tratar os sofrimentos de outras pessoas, a ser Ăștil para os outros, a se importar com as dores e necessidades deles e quando vocĂȘ menos perceber, verĂĄ que os seus problemas foram resolvidos, que as suas dores foram curadas, que o remĂ©dio que vocĂȘ estava esperando para ser curado era justamente ser usado para curar e ajudar outras pessoas.


Faça algo por pessoas que nĂŁo podem fazer nada por vocĂȘ, presenteie as pessoas sem esperar receber presentes de volta, cumprimente desconhecidos, dĂȘ bom dia ao motorista e ao cobrador, ore por pessoas que nem sabem que vocĂȘ estĂĄ orando por elas, abençoe pessoas que querem o seu mal, pague o mal com o bem, doe o seu tempo para ajudar os outros, libere perdĂŁo e perdoe atĂ© mesmo as pessoas que nĂŁo sĂŁo capazes de te pedir perdĂŁo, leia para uma criança, ensine tecnologia para um idoso, trate e ame as pessoas como vocĂȘ gostaria de ser tratado e amado. Ajude a curar as necessidades e feridas dos outros enquanto Deus derrama azeite sobre as suas dores e feridas.

Faça algo por pessoas que nĂŁo podem fazer nada por vocĂȘ, presenteie as pessoas sem esperar receber presentes de volta, cumprimente desconhecidos, dĂȘ bom dia ao motorista e ao cobrador, ore por pessoas que nem sabem que vocĂȘ estĂĄ orando por elas, abençoe pessoas que querem o seu mal, pague o mal com o bem, doe o seu tempo para ajudar os outros, libere perdĂŁo e perdoe atĂ© mesmo as pessoas que nĂŁo sĂŁo capazes de te pedir perdĂŁo, leia para uma criança, ensine tecnologia para um idoso, trate e ame as pessoas como vocĂȘ gostaria de ser tratado e amado. Ajude a curar as necessidades e feridas dos outros enquanto Deus derrama azeite sobre as suas dores e feridas.


Com amor, @MoisesSchifino

ComentĂĄrios